terça-feira, 17 de maio de 2011

Forcaos divulga programação do Seminário no CCBNB


O Seminário ForCaos 2011, traz uma programação diversificada, buscando sempre enfocar temáticas que versam sobre o universo da música, da cultura e da juventude.
Para o ano de 2011, a profissionalização dos músicos brasileiros vem à tona através da palestra, acompanhada do lançamento do livro “Eis ai a Lapa...: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa”, da musicista e Doutora em Educação Luciana Requião. A mesa tem como debatedores o advogado e músico Fábio Barros, e do presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará, Gustavo Godói. O Sindimusi-Ceará integra a recem criada Federação Nacional de Músicos (Fenamusi). O debate é resultado de um intercâmbio com o Sindimusi – Rio de Janeiro.
Num segundo dia, o heavy metal e suas vertentes mais extremas, é tema de discussão de especialistas e músicos. Na ocasião, Cláudia Souza Nunes de Azevedo, Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), relata os resultados de sua pesquisa audiovisual com um dos sub-gêneros do heavy metal mais extremos: o black metal, tendo como debatedores a doutoranda em sociologia Abda Medeiros e Lucas Gurgel, bacharel em filosofia e guitarrista da banda death-thrash metal Clamus.
A relação das redes sociais com a música ganha um espaço importante dentro do seminário. A utilização de ferramentas da internet como twitter, face book, Orkut, blogs, youtube, por parte dos músicos, produtores culturais, pesquisadores tem possibilitado a ampliação da comunicação entre esses atores sociais. Essa revolução silenciosa tem possibilitado um diálogo cada vez maior entre esses grupos, resultando no crescimento de festivais e grupos musicais independentes, bem como o compartilhamento de músicas, textos, vídeos etc. Umas das mais bem sucedidas experiências é o movimento dos coletivos Fora do Eixo, gestado há cinco anos na cidade de Cuiabá – MT e Uberlândia - MG, e que atualmente vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e na América Latina.Os palestrantes serão Talles Lopes, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (ABRAFIN) e Ivan Ferraro (Rede Ceará de Música).
Dia 21 de julho

A profissionalização do Músico no Brasil
Palestrante: Luciana Requião
Instrumentista, arranjadora e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminse. Autora do livro “Eis ai a Lapa...: processos e relações de trabalho do músico nas casas de shows da Lapa”
Debatedores: Fábio Barros, advogado e músico, Gustavo Godói, presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Ceará

Dia 22 de julho
Produções de sentidos musicais e conceituais no Heavy Metal
Palestrante: Cláudia Souza Nunes de Azevedo
Pesquisadora e Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ
Debatedora: Abda de Souza Medeiros, Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia (UFC) com pesquisas relacionadas à música, juventudes, mercado e consumo.
Lucas Gurgel, músico e bacharel em filosofia

Dia 23 de julho

A Música e as Redes Sociais
Palestrantes: Ivan Ferraro, cearense, músico, produtor cultural, diretor da empresa Midiamix Comunicação e presidente da PRODISC - Associação dos Produtores de Disco do Estado do Ceará. Idealizador e coordenador da Feira da Música de Fortaleza, membro da Rede Ceará de Música, ponto de articulação Fora do Eixo.

Talles Lopes, cientista social e produtor cultural, 35 anos, presidente da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes), membro do ponto de articulação nacional do Fora do Eixo, do Fórum da Música de Minas Gerais, do Colegiado Setorial de Música e do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC).

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Fortaleza
Dias 21, 22 e 23 de julho
Horário: 14 horas
Entrada Franca

Mais informações:
Twitter: @forcaos
TV ForCaos: http://www.youtube.com/ForcaosTV
Canal ACR: http://www.youtube.com/CanalACR
E-mail: contatoforcaos@gmail.com
www.acr-rock.blogspot.com

Nenhum comentário: